Candidatura: Turismo Cultural
A cena cultural de Botucatu é pujante e inspiradora. O município pulsa cultura por meio de diversos programas, editais e iniciativas culturais. Destacam-se a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), os editais municipais do Programa de Incentivo à Produção Artística (PIPA), a Mostra Cidade Cênica e os processos de credenciamento, que reúnem ações culturais diversificadas, como peças teatrais, exibições gratuitas de filmes e documentários, apresentações musicais, entre outras atividades, realizadas em diferentes pontos da cidade.
A Pinacoteca Fórum das Artes, inaugurada em 2019, já recebeu exposições de renome internacional, como as esculturas de Auguste Rodin do acervo da Pinacoteca de São Paulo, além de ações em parceria com o Museu Afro-Brasil Emanoel Araújo, Museu da Imagem e do Som, MIS Experience, Museu da Imigração e Pinacoteca Municipal de Bauru Casa Ponce Paz . Em conjunto com a Galeria Fórum das Artes, a cidade se destaca como palco de exposições memoráveis.
Botucatu conta com diversos equipamentos musicais que enriquecem o produto turístico cultural, como a Orquestra Sinfônica Municipal, Banda, Orquestra Jovem Municipal, Banda Marcial Municipal, Banda Sinfônica Municipal, Cuesta Jazz Band, Orquestra Filarmônica e Orquestra de Viola e Violão da UNESP, que resgata e valoriza o patrimônio cultural do instrumento viola, reforçando a tradição e identidade musical da região.
Esses grupos culturais têm atraído visitantes regionais e estaduais, encantando tanto munícipes quanto turistas. As apresentações não se restringem a teatros e auditórios; elas também acontecem em pontos turísticos e praças públicas, promovendo a descentralização da cultura e ampliando o acesso às artes.
Diversos eventos de renome nacional têm escolhido Botucatu como palco, proporcionando visibilidade e relevância cultural para a cidade. Entre os principais eventos e exposições, destacam-se:
Circuitos e Festivais:
Circuito CultSP
Circuito Sesc de Artes
Semana Angelino de Oliveira
Festival de Inverno: No mês inteiro de julho, acontece o tão esperado Festival de Inverno de Botucatu, com apresentações descentralizadas em diversos pontos turísticos e culturais da cidade. O festival oferece uma programação variada, com apresentações de dança, teatro, circo e ênfase nas músicas sinfônica, erudita, jazz e blues, consolidando-se como um marco cultural para o município e atraindo visitantes de diferentes regiões. Em 2025, durante o Festival de Inverno pudemos contar com a apresentação do Teatro Mágico, com Fernando Anitelli, Sinfônica do Exército, entre tantos outros shows musicais e apresentações cênicas de diferentes gêneros.
Cultura Até as 24h: Uma iniciativa inédita que ampliou o acesso à cultura com horários estendidos e programação diversificada, levando mais arte e entretenimento à população de Botucatu. Durante quatro finais de semana e no período de 15/03 a 14/04, a Pinacoteca se transformou em um grande palco cultural, funcionando até meia-noite aos sábados e domingos e até 21h durante a semana, proporcionando mais oportunidades para vivenciar a cultura.
Exposições:
O Cinema de Billy Wilder” – projeto MIS Experience 360º, em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo (por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas) e MIS Experience, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Teatro e Música: A cidade se orgulha de sua tradição no teatro, resultado de festivais, oficinas e iniciativas que atraem participantes de diferentes idades e níveis de experiência. Essa rica herança cultural impulsiona a cena teatral local, tornando Botucatu um celeiro de talentos e oferecendo uma programação diversificada para o público apreciador, inclusive com a realização do “Cidade Cênica”, consistente em uma semana inteira dedicada às artes da cena.
Em relação à música, a cidade é um verdadeiro celeiro, com a realização da Semana Angelino de Oliveira, Festival de Blues, Dia do Rock, rodas de Samba e Pagode e diversos eventos do setor
Eventos Promovidos pelo Município
Carnaval: com as participações da Velha Guarda da Vai-Vai, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, e APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, Katinguelê, Karametade, João Suplicy e contando, ainda, com mais de 14 atrações de artistas locais.
Aniversário da Cidade: apresentação do Titã Paulo Miklos, acompanhado pela nossa Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu, Fernando e Sorocaba, Pixote, além de mais de 25 atrações com artistas locais.
Semana Angelino de Oliveira: destacando-se como uma ação de resgate, fomento e difusão não só da música, mas de toda a cultura caipira raiz.
Natal: a cada ano os eventos de final de ano encantam e atraem mais visitantes à Vila Natalina, com a presença do Papai Noel, corais, apresentações musicais, teatrais e intervenções, além da iluminação cênica de praças.
Esses eventos contribuem significativamente para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade, atraindo moradores locais e visitantes de cidades vizinhas e outros estados, oferecendo experiências que refletem a efervescência cultural de Botucatu.
A cidade dispõe de uma infraestrutura adequada para receber esses eventos, com espaços capazes de acomodar grandes públicos e possibilitar a realização de atividades culturais diversificadas e descentralizadas. Essa estrutura favorece o acesso à cultura por toda a população, incluindo moradores da periferia, estimulando a formação de novos públicos e incentivando o surgimento de novos talentos artísticos.
Além disso, Botucatu conta com exposições artísticas itinerantes, que ocupam as salas expositivas da Pinacoteca e da Galeria Fórum das Artes, do Museu Histórico e Pedagógico, Memorial da Música Caipira, MAGMA - Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astrologia, MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, Memorial da Música Caipira fortalecendo a circulação da produção cultural local e regional.
Botucatu é uma cidade em evidência no cenário cultural nacional, recebendo eventos e estabelecendo parcerias que impulsionam seu desenvolvimento turístico e atraem visitantes.
O quadrilátero central da cidade concentra diversos prédios históricos, inclusive alguns tombados pelo CONDEPHAAT, incluindo a Catedral de Sant’Anna, réplica da Catedral da Sé da cidade de São Paulo, a Escola Estadual Normal (EECA) Cardoso de Almeida, os colégios Arquidiocesano e Santa Marcelina, a instituição de caridade Portuguesa Maria Pia, além dos edifícios da Arquidiocese local.
Neste mesmo espaço está a Pinacoteca Fórum das Artes, antiga sede do Fórum de Justiça, que sintetiza a magnitude da arquitetura neoclássica, mesclando passado e presente, idealizado pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo. A Pinacoteca abriga, em uma de suas salas, o MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, que completou 40 anos em 2024. O espaço possui sete salas, átrio e três halls dedicados a exposições em dois pavimentos, além de auditório, reserva técnica, biblioteca e setor educativo. A estrutura conta com plataformas de acessibilidade, elevador e outros ambientes fundamentais para o pleno funcionamento do museu, recebendo exposições itinerantes e de longa duração. Sua inauguração contou com exposição do acervo da Pinacoteca de São Paulo, com esculturas e fotografias do artista francês Auguste Rodin. Ao lado da Pinacoteca, encontra-se a Galeria Fórum das Artes, dedicada a exposições diversas.
Destacam-se as parcerias com instituições como o Museu Afro Brasil “Emanoel Araújo”, Museu da Imigração, MIS – Museu da Imagem e do Som, MIS Experience, Pinacoteca Municipal de Bauru “Casa Ponce Paz”, entre outras.
Botucatu é palco de diversas manifestações culturais, especialmente voltadas às artes plásticas e visuais. A Secretaria de Cultura também gerencia o MuHP – Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi”, que abriga um acervo centenário revelando a história do município. Este museu está localizado no Espaço Cultura “Dr. Gabriel Marão”, que abriga ainda a Biblioteca Municipal “Emílio Peduti” e um espaço de eventos multiúso.
A parceria com entidades e instituições ligadas à arte e à cultura tem sido fundamental para colocar Botucatu em evidência. Essas colaborações promovem a democratização do acesso à cultura, estimulando a participação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Além disso, facilitam o deslocamento para os espaços públicos gratuitos, permitindo que todos explorem as atrações culturais de forma prática e acessível.
Botucatu já recebeu importantes reconhecimentos por sua atuação cultural:
2002
Prêmio Top Destinos Turísticos – Categoria Turismo Cultural
Prêmio Capital Cultural – Concedido pelo Governo do Estado de São Paulo
2021
Prêmio Capital Cultural – Concedido pelo Governo do Estado de São Paulo
Prêmio Juntos pela Cultura – Concedido pelo Governo do Estado de São Paulo
2023
Selo de Responsabilidade Cultural ANCEC – Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, conferido a personalidades e instituições que valorizam e fomentam a cultura no país
2025
SP State Film Commission - Botucatu figurou na lista das 10 primeiras cidades mapeadas para integrar o Film Commission, o que a aponta com enorme potencial às gravações de produções audiovisuais locais, estaduais, nacionais e internacionais
Botucatu, com seus espaços expositivos, como a Pinacoteca Fórum das Artes, Galeria Fórum das Artes, Museu Histórico, Pedagógico Francisco Blasi, Memorial da Música Caipira, Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astrologia, praças encantadoras, paisagens deslumbrantes, segurança, mobilidade, gastronomia diversificada, enriquece a vida da população e, atrai e encanta visitantes. A parceria com entidades culturais, ONGs, SISEM (Sistema Estadual de Museus), SISEB (Sistema Estadual de Bibliotecas), Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som, APAA - Associação Paulista Amigos das Artes, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e MinC - Ministério da Cultura, contribui para a democratização do acesso à cultura, formação de novos públicos, revelação de talentos artísticos e intercâmbio cultural.
A cidade é um destino imperdível, reconhecida com o Prêmio Top Destino em Turismo Cultural, o título de Capital Cultural e o Selo de Responsabilidade Cultural.
Em suma, Botucatu se destaca como um destino turístico e cultural graças à realização de eventos de abrangência nacional, patrimônios históricos, culturais, turísticos e paisagísticos preservados, integração entre Cultura e Turismo, e às parcerias estratégicas com entidades artísticas, colocando a cidade em evidência no cenário nacional.
Candidatura: Turismo de Estudos e Intercâmbio
A história de Botucatu está diretamente relacionada com a instalação do campus da UNESP, que se deu em 1963 com o curso de Medicina. Desde então, universidade e cidade crescem juntas no desenvolvimento cultural, social e científico deste território.
Atualmente, o campus da UNESP em Botucatu conta com dez cursos de graduação e diversos cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Com quatro áreas distintas de gestão: Faculdades de Medicina de Botucatu (FMB), Instituto de Biociências (IB), Faculdade Ciências Agronômicas (FCA) e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Este centro de estudos e pesquisas apresenta uma população flutuante de vinte mil pessoas, entre alunos, professores, pais de alunos e pacientes.
O turismo de estudos e intercâmbio é inerente a este tipo de universidade, pois a mesma promove diversos eventos atraindo estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais, além de intercambistas e interessados nas mais diversas áreas de conhecimento que este ambiente proporciona. Em 2024 a UNESP de Botucatu recebeu 101 intercambistas e em 2025 foram 83 até o momento.
As pousadas próximas à universidade abrigam centenas de alunos, e também pessoas que vêm para a cidade realizar procedimentos médicos no hospital do câmpus e os acompanhantes desses pacientes. Este tipo de turismo também é movimentado aos finais de semana quando os pais vêm visitar seus filhos em Botucatu, movimentando a rede hoteleira, de serviços e de turismo da cidade.
O setor de internacionalização recebe anualmente centenas de alunos estrangeiros para formação nas distintas áreas dos câmpus de Rubião (FMB, IB, FMVZ) e do Lageado (FCA) Todas as páginas da universidade possuem a versão bilíngue com programas específicos para cada área.
Todo ano existe uma enorme mobilização setor de produção e espaços de eventos (músicos, buffets, decoração…) que é altamente movimentado no período das formaturas, em especial aos finais de ano, onde a rede hoteleira atinge sua capacidade máxima, ao receber familiares e amigos dos graduandos dos diferentes cursos. Além disso, os aniversários de turma também mobilizam os hotéis, que abrem suas portas para que os alunos realizem reuniões e comemorações.
É necessário ressaltar que cada faculdade possui uma fundação, por meio das quais irão promover formações mais abertas e dinâmicas, provocando a vinda de estudiosos para eventos e cursos, realizados periodicamente ao longo dos anos.
É imperativo salientar os atrativos que se encontram dentro das áreas da UNESP, e que compõem o hall de atrativos do próprio município. Por exemplo, no mesmo campus onde situam-se a Faculdade de Medicina e o Instituto de Biociências, está localizado o único Jardim Botânico da UNESP de todo estado. O campus das Faculdades de Ciências Agronômicas, denominado Fazenda Lageado, é uma área de lazer e de eventos para a cidade, perfeita para realizar a prática de observação de aves, além de abrigar o complexo histórico do Museu do Café, que já foi o atrativo mais visitado de Botucatu, e hoje encontra-se em fase de restauro, como também o Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (CEVAP), que realiza importantes trabalhos de pesquisa, e também é aberto à visitação do público. Destaca-se que o CEVAP finalizou o 1º Centro Nacional de Biofármacos e Biomoléculas MCTI/UNESP, sendo este um centro de referência de excelência na criação de insumos para vacinas, atraindo pesquisadores e cientistas de todo o Brasil.
A universidade pública permite a vinda de pessoas de diversas cidades do país e do mundo, mantendo também um fluxo contínuo na rede hoteleira, por palestrantes, pesquisadores, visitantes e familiares de alunos. Estrangeiros vêm à Botucatu para as mais variadas atividades: estágios, visitas técnicas, mestrado, doutorado e pós-doutorado. A UNESP está entre as 150 melhores universidades do mundo, segundo o Leiden Ranking (2024), com destaque para a carreira de Medicina Veterinária, 1ª do Brasil e da América Latina, segundo o QS Top University Rankings (2024) e 7ª melhor do mundo, segundo o University Ranking by Academic Performance (julho/2025); Zootecnia, 1ª do mundo, segundo o EduRank (março/2025); e Odontologia, 11ª do mundo, segundo o EduRank (março/2025). No ano de 2025 a UNESP alcançou um feito histórico ao conquistar a primeira colocação mundial no ranking da Times Higher Education (THE) 2025, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que avalia o impacto das universidades em Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Além da UNESP, Botucatu conta com mais doze instituições de ensino superior, sendo elas a FATEC com os cursos de tecnologia, UNIFAC, Galileo, UNIBR, UNIP, UNOPAR, UNINTER, UNINOVE, Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade La Salle, Faculdade Anhembi Morumbi e Instituição Toledo de Ensino, que juntas foram um grande polo de estudos regional. Diariamente centenas de jovens da região da Cuesta Paulista se deslocam até Botucatu para realização de seus estudos. Estas instituições também alimentam o ecossistema de visitação do município, gerando fluxo e demandando serviços e estruturas associadas ao turismo.
Agregado a este potencial, toda a estrutura de serviços e de turismo que a cidade oferece, a cidade é um dos destinos de maior destaque no quesito estudos e intercâmbio.