TURISMO CULTURAL
O Turismo Cultural em Piracicaba é um convite a mergulhar em raízes históricas e manifestações vivas, abrangendo espaços como o imponente Engenho Central, que foi importante para o desenvolvimento do município na produção de açúcar e álcool e hoje abriga museu, teatro, pinacoteca, além de eventos como a tradicional Paixão de Cristo e a Festa das Nações. A cidade possui também o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, instalado na antiga residência do ex-presidente, e o bairro Monte Alegre, que tem a capela São Pedro, com afrescos do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. As festas tradicionais, como a do Divino Espírito Santo, que ocorre às margens do rio Piracicaba e já está na 199ª edição, e o dialeto piracicabano, tombado como patrimônio imaterial, integram o diverso cenário cultural da cidade.
TURISMO DE NEGÓCIOS
O Turismo de Negócios em Piracicaba tem se consolidado cada vez mais graças à forte presença de universidades renomadas na cidade e de empresas multinacionais, que contribuem significativamente para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologia e inovação, oportunizando trabalho e movimentando a economia. Entre as instituições de ensino que se destacam estão a ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo); a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); a EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e o Instituto Pecege, que fomentam eventos acadêmicos, simpósios e workshops em diferentes áreas. Além disso, a instalação de unidades de empresas multinacionais, como Koppert, Caterpillar, Raízen e Klabin, especialmente nos setores automotivo, tecnológico e do agronegócio, potencializa a demanda por encontros corporativos, rodadas de negócios e treinamentos internacionais. Essa convergência entre academia de excelência e o ambiente empresarial global gera uma infraestrutura robusta e oportunidades contínuas de networking, impulsionando o posicionamento de Piracicaba como polo estratégico para quem busca alinhar conhecimento, inovação e negócios em um só lugar.
TURISMO GASTRONÔMICO
“Pamonha, Pamonha, Pamonha! Pamonha de Piracicaba – o verdadeiro creme do milho verde!” A diversidade gastronômica compõe um dos principais segmentos turísticos da cidade. Pintado na brasa e peixe no tambor, polenta, cuscuz, cachaças, cervejas e vinhos são algumas das delícias que caracterizam a culinária local.
Um dos mais referenciados pontos turísticos de Piracicaba é a Rua do Porto, com restaurantes e bares situados à beira do rio Piracicaba e que, em sua maioria, incluem no menu peixes assados na brasa. Outro polo gastronômico da cidade, que se consolidou nos últimos anos, foi o bairro Monte Alegre – constituído a partir da chegada dos imigrantes italianos, onde foram aproveitadas antigas estruturas de uma usina de açúcar e álcool do final do século 19 para o funcionamento de restaurantes, cafeterias e casa de vinhos. Piracicaba possui, ainda, bairros rurais como Santana e Santa Olímpia que preservam a cultura de povos imigrantes e mantêm vivas as tradições por meio da culinária típica oferecida em festas e roteiros especiais. Além destas áreas, há diversidade de restaurantes e bares na região central do município, bem como no Mercadão Municipal, nas avenidas Carlos Botelho e Independência.
Esse mix harmonioso entre cenário ribeirinho, sabores genuínos e produtos artesanais não só valoriza a cultura piracicabana, como também fortalece o turismo local, atraindo público que busca experiências gastronômicas com identidade e conexão com o lugar.