este município está concorrendo

TERRAS_ALTAS_980X90-2
Santa Rita do Passa Quatro

São Paulo

Concorre nas seguintes categorias

cultural2aa
Turismo Cultural
imagem principal da Cidade: Cidade

Descrição

Santa Rita do Passa Quatro – SP, a inesquecível Cidade Poema, é um museu vivo de turismo cultural enraizado na história italiana e na fé vibrante de seu povo. No coração do interior paulista, esta cidade poética preserva em suas calçadas de pedras portuguesas, ruas paralelepípedas e casarões ecléticos o legado dos imigrantes que aqui aportaram, encantados pelo clima e pela paisagem tão familiares à sua terra natal.
Com sua alma italiana pulsando na gastronomia, festas e tradições, Santa Rita acolhe os visitantes com seu Festival de Tradições Italianas — um dos mais expressivos do estado, repleto de cultura, sabores e solidariedade.
O Memorial do Imigrante Italiano, em mosaico e com totem QR code para explorar raízes familiares, celebra esse elo com o passado.
A fé se faz arte no Santuário de Santa Rita de Cássia, com vitrais neogóticos e pinturas do artista ítalo-brasileiro Nicolau José Biagini, abrigando relíquias históricas, incluindo uma réplica do corpo de Santa Rita imaculado com relíquias originais vindas da sua cidade na Itália, Cássia e atraindo milhares de visitantes na Bênção das Rosas, todo dia 22 de maio, padroeira e data de aniversário da cidade.
A música embala nossa identidade com Zequinha de Abreu — compositor de “Tico-Tico no Fubá” — homenageado no Museu Zequinha de Abreu, na antiga estação ferroviária, em um busto na praça principal com seus restos mortais, junto a um mural e em seu festival anual, com desfiles, fanfarras, concursos e saraus.
Dos doces artesanais reconhecidos como patrimônio cultural imaterial (FUDI) aos patrimônios arquitetônicos tombados, Santa Rita do Passa Quatro respira cultura, fé, música e tradição — e é um convite para vivenciar um Brasil autêntico, que encanta com delicadeza e profundidade.

1. Herança e preservação cultural Santa Rita do Passa Quatro conserva edifícios públicos e centro histórico tombados, ruas, calçadas e arquitetura de época que refletem seu rico legado cultural. A “Cidade Poema” não é apenas um título — é um testemunho vivo da valorização do patrimônio como parte da identidade cultural, social e turística. 2. Tradições italianas vivas A forte influência da imigração italiana, que moldou nossa culinária, festividades e costumes, é o eixo de um dos maiores Festivais de Tradições Italianas do interior paulista — evento que reúne música, dança, gastronomia e associações beneficentes com forte envolvimento comunitário. O Memorial do Imigrante Italiano reforça essa memória coletiva, com recursos interativos que unem passado e presente. 3. Turismo religioso e cultural O Santuário de Santa Rita de Cássia, com sua rica ornamentação artística, é um símbolo do turismo religioso-cultural. A tradicional Bênção das Rosas, celebrada no aniversário da cidade (22 de maio), atrai milhares de fiéis, evidenciando o peso histórico e emocional da fé como motor de visitação. 4. Patrimônio musical e legado artístico O músico e compositor Zequinha de Abreu, nascido no município, levou à cultura brasileira composições eternas. Nosso “Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu”, instalado na antiga estação ferroviária, protege e expõe acervo pessoal do compositor, enquanto o tradicional Festival Zequinha de Abreu, com desfiles, bandas, saraus e exposições, valoriza essa herança musical com consistência e público. 5. Cultura imaterial e identitária Nossa gastronomia local destaca-se pelos doces artesanais de tradição septuagenária — do “Fudi” — protegidos por lei municipal como patrimônio cultural imaterial. Receita própria e única essas manifestações reforçam a identidade da cidade e promovem economia local através do turismo dos sabores. Concorrendo ao título de IG Identidade Geográfica dos Doces da Cidade Poema. Na cidade existe Dia do Doceiro e Dia do FUDI com Lei que o tornou Patrimônio Histórico Cultura e Imaterial da Cidade. 6. Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Um moderno Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Avenida Padre Pio Corso proporciona aos turistas todas a informações turística e culturais do município, facilitando o acesso e a experiência turística dos visitantes. Conclusão Santa Rita do Passa Quatro é um destino cultural completo, onde identidade, tradição, arte e fé se entrelaçam para formar uma experiência turística sólida, envolvente e com grande apelo histórico e emocional. Nossa trajetória de preservação, institucionalização de festivais, museus e prédios históricos e apoio à experiência do visitante faz da cidade uma candidata forte e digna do Prêmio Top Destinos Turísticos, categoria Turismo Cultural.

Localização

Concorre nas seguintes categorias

cultural2aa
Turismo Cultural

votação encerrada

fale conosco

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Seu voto

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.